Ouvir

Como elaborar POPs - Procedimentos Operacionais Padronizados

Descrição:

Objetivo geral:

Capacitar os participantes para a elaboração de procedimentos operacionais padronizados seguindo os requisitos da legislação em alimentos.

Objetivos específicos:
Estudar a estrutura dos Procedimentos Operacionais Padronizados;

Público alvo: 

Estudantes e Profissionais da área de alimentos (produção, industrialização, pesquisa e desenvolvimento, distribuição, comercialização) técnicos, tecnólogos, engenheiros, médicos veterinários, químicos e áreas afins. 

Apresentação do professores:

Jaime Victor Ferreira Brum: formação como técnico em Agropecuária, posteriormente fiz graduação em Tecnologia de Laticínios pela Universidade Federal de Viçosa - UFV MG. Fiz mestrado Stricto sensu em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Paraná e em Mestrado Profissional em Biotecnologia e bioprocessos industriais na Universidade Positivo - Curitiba - PR.

Renata Menoci Gonçalves Pereira: graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Maringá (2005), Especialização em Gestão de Produção pelo Centro Universitário de Maringá (2009), Mestrado na linha de Equilíbrio de fases e Propriedades Termodinâmicas pela Universidade Estadual de Maringá (2011) e Doutora em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Maringá (2017). 

Iniciei minha trajetória profissional em 2005. Trabalhei com supervisão de produção em abatedouro e indústria de ração animal. Atuei com planejamento e controle de produção em indústria de doces e supervisão de qualidade em indústria de biscoitos.

Atualmente trabalho como técnico de ensino e consultorias na área da qualidade e melhoria de processos produtivos.

Mentoria e avaliação:

Nosso curso será organizado em um módulo 1 - único. Na primeira parte do módulo estudaremos a estrutura dos documentos (POP), e na segunda parte praticaremos a elaboração de 1 modelo conforme o tema que o aluno desejar ou conforme a sugestão dos mentores.
Durante a ocorrência do curso os participantes poderão interagir com os mentores, trabalhando dúvidas através de fórum tira dúvidas e chats.

Para que você receba o certificado será necessário sua participação no quiz avaliativo e a entrega de 1 modelo de cada documento corretamente elaborado. 

Para isso o aluno poderá escolher a área de aplicação do documento (ex. higienização das mãos; controle da saúde dos funcionários).

Conteúdo:

A ANVISA cabe a inspeção de alimentos processados em geral e a aditivos alimentares. Existem normas que regulam as BPF para determinados grupos de alimentos, mas, todos os estabelecimentos devem seguir as REGRAS GERAIS. Essas regras são compostas pela Resolução RDC 216 de 15 de setembro de 2004, Resolução RDC 275 de 21 de outubro de 2002, Portaria SVS/MS 326 de 30 de julho de 1997 e Portaria MS 1428 de 26 de novembro de 1993.

O aluno terá acesso ao modelo de POP e apoio na elaboração de um procedimento. 
As dúvidas poderão ser sanadas no fórum tira dúvidas ou em chats agendados com os mentores.
Para certificação o aluno deverá elaborar e entregar pelo ambiente virtual um procedimento e realizar as correções caso sejam necessárias.